Educação Infantil
A Educação Infantil da Escola Servita valoriza o desenvolvimento integral da criança, priorizando o conhecimento e o controle do próprio corpo, favorecendo a construção de uma autoimagem positiva.
Combinando o aspecto lúdico, os espaços escolares, ambientes ao ar livre e uma variedade de recursos materiais e humanos, a proposta pedagógica alia disciplina e criatividade para atender às necessidades da criança no mundo atual.
Atividades como o faz-de-conta, passeios pedagógicos, momentos no parquinho, além de práticas em salas de multimídia e artes, tornam-se experiências fundamentais para o crescimento social, afetivo e emocional, alinhadas à filosofia educativa Servita.
Proposta Pedagógica
A Escola Servita Regina Pacis alicerça sua Proposta Pedagógica em quatro grandes pilares:
1º Pilar
Nos princípios éticos, morais e espirituais de sua fundadora, Madre Maria Cecília Juliana de São José, que legou aos educadores Servita a missão de “educar integralmente as crianças e os jovens, a exemplo e do jeito da Virgem Maria, amando-os em Jesus e formando-os para que sejam capazes de agir segundo os princípios do Evangelho”.
2º Pilar
APRENDER A APRENDER
Buscando uma educação e formação que prepara o ser humano para discernir o bem no mundo de contradições e para enfrentar as mudanças da sociedade em crescente transformação.
APRENDER A FAZER
Adquirir habilidades e competências que venham desenvolver a autonomia nos aspectos intelectuais, cognitivos, afetivos, sociais e morais.
APRENDER A SER
A pessoa humana cuja identidade pessoal e coletiva revele uma saudável consciência crítica.
APRENDER A CONVIVER
Com seu igual, respeitando as diferenças, valorizando a pluralidade das pessoas e o aprendizado cooperativo.
3º Pilar
Numa Educação em valores, fundamentada nos princípios Servita – justiça, respeito, solidariedade, partilha, compromisso, humildade, simplicidade, perdão, responsabilidade.
4º Pilar
Nos Projetos de Trabalho, segundo Dr. Fernando Hernández, cuja finalidade é recriar o papel da Escola, levando em conta as transformações sociais e culturais, numa relação constante entre currículo básico e os problemas reais. De caráter interdisciplinar, a Escola desenvolve um projeto piloto e abrangente – da Educação Infantil ao Ensino Médio.
