top of page

Ensino Médio

A proposta pedagógica do Ensino Médio da Escola Servita busca oferecer uma sólida formação cultural, preparando os alunos para o ENEM e demais vestibulares. As disciplinas são trabalhadas de forma integrada, com foco no desenvolvimento das cinco competências e das vinte e uma habilidades avaliadas no ENEM.

Ao longo do ano letivo, são aplicadas avaliações individualizadas, simulados e avaliações em blocos de disciplinas, em uma estrutura que privilegia colaboração, complementaridade e integração entre os conteúdos. A preparação para a vida e para o vestibular é incorporada às atividades em sala de aula e faz parte do compromisso de cada educador Servita.

Novo Ensino Médio

Inovação do presencial ao digital

A sustentabilidade se tornou uma pauta global no início deste milênio, não apenas para repensar a relação com o planeta, mas também para refletir sobre a Educação. Nosso objetivo é reeducar nosso olhar e sentidos, reacendendo a esperança em um futuro possível e promissor.

Desenvolver habilidades socioemocionais é fundamental para que nossos alunos aprendam a lidar com desafios e mudanças, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Por isso, a implementação do Novo Ensino Médio, em parceria com o Sistema de Ensino Positivo, busca promover uma educação mais humana, formando cidadãos empáticos, tolerantes e respeitosos com as diferenças.

Autoconhecimento, criatividade e flexibilidade, aliados a um conteúdo de qualidade, são pilares da educação do futuro. Para isso, educadores, alunos e famílias trabalham juntos para abraçar as transformações digitais, sociais, humanas e profissionais que o Brasil e o mundo enfrentam.

Proposta Pedagógica

A Escola Servita Regina Pacis alicerça sua Proposta Pedagógica em quatro grandes pilares:

1º Pilar

Nos princípios éticos, morais e espirituais de sua fundadora, Madre Maria Cecília Juliana de São José, que legou aos educadores Servita a missão de “educar integralmente as crianças e os jovens, a exemplo e do jeito da Virgem Maria, amando-os em Jesus e formando-os para que sejam capazes de agir segundo os princípios do Evangelho”.

2º Pilar

APRENDER A APRENDER

Buscando uma educação e formação que prepara o ser humano para discernir o bem no mundo de contradições e para enfrentar as mudanças da sociedade em crescente transformação.

 

APRENDER A FAZER

Adquirir habilidades e competências que venham desenvolver a autonomia nos aspectos intelectuais, cognitivos, afetivos, sociais e morais.

 

APRENDER A SER

A pessoa humana cuja identidade pessoal e coletiva revele uma saudável consciência crítica.

 

APRENDER A CONVIVER

Com seu igual, respeitando as diferenças, valorizando a pluralidade das pessoas e o aprendizado cooperativo.

3º Pilar

Numa Educação em valores, fundamentada nos princípios Servita – justiça, respeito, solidariedade, partilha, compromisso, humildade, simplicidade, perdão, responsabilidade.

4º Pilar

Nos Projetos de Trabalho, segundo Dr. Fernando Hernández, cuja finalidade é recriar o papel da Escola, levando em conta as transformações sociais e culturais, numa relação constante entre currículo básico e os problemas reais. De caráter interdisciplinar, a Escola desenvolve um projeto piloto e abrangente – da Educação Infantil ao Ensino Médio.

bottom of page