Ensino Fundamental
1º ao 5º Ano
No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola Servita integra de forma globalizada os conteúdos das diversas áreas do conhecimento, os temas transversais e o contexto social dos alunos.
As aulas de robótica complementam essa formação, desenvolvendo habilidades de pesquisa, raciocínio lógico e crítico, além de competências em tecnologia e resolução de problemas. A leitura, a escrita e a produção textual recebem atenção diária, tanto em sala de aula quanto em atividades extraclasse.
Ensino Fundamental 2
6º ao 9º Ano
A proposta pedagógica Servita deste segmento tem como foco a construção de uma sólida formação cultural, com conteúdos contextualizados sempre que possível, relacionando-os ao cotidiano e entre as diferentes disciplinas.
Os Temas Transversais são incorporados em cada disciplina, priorizando o contexto social de cada assunto. Essa integração se dá por meio de leituras, experimentos e pesquisas que enriquecem o aprendizado.
Atividades como tarefas de casa, trabalhos em grupo, monitoria e aulas de robótica fortalecem o trabalho pedagógico individual e coletivo, promovendo desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, além do bem-estar do aluno.
A leitura e a produção textual são intensificadas por meio de obras literárias, exploradas de forma lúdica, formal ou informal, conforme a necessidade pedagógica.
Proposta Pedagógica
A Escola Servita Regina Pacis alicerça sua Proposta Pedagógica em quatro grandes pilares:
1º Pilar
Nos princípios éticos, morais e espirituais de sua fundadora, Madre Maria Cecília Juliana de São José, que legou aos educadores Servita a missão de “educar integralmente as crianças e os jovens, a exemplo e do jeito da Virgem Maria, amando-os em Jesus e formando-os para que sejam capazes de agir segundo os princípios do Evangelho”.
2º Pilar
APRENDER A APRENDER
Buscando uma educação e formação que prepara o ser humano para discernir o bem no mundo de contradições e para enfrentar as mudanças da sociedade em crescente transformação.
APRENDER A FAZER
Adquirir habilidades e competências que venham desenvolver a autonomia nos aspectos intelectuais, cognitivos, afetivos, sociais e morais.
APRENDER A SER
A pessoa humana cuja identidade pessoal e coletiva revele uma saudável consciência crítica.
APRENDER A CONVIVER
Com seu igual, respeitando as diferenças, valorizando a pluralidade das pessoas e o aprendizado cooperativo.
3º Pilar
Numa Educação em valores, fundamentada nos princípios Servita – justiça, respeito, solidariedade, partilha, compromisso, humildade, simplicidade, perdão, responsabilidade.
4º Pilar
Nos Projetos de Trabalho, segundo Dr. Fernando Hernández, cuja finalidade é recriar o papel da Escola, levando em conta as transformações sociais e culturais, numa relação constante entre currículo básico e os problemas reais. De caráter interdisciplinar, a Escola desenvolve um projeto piloto e abrangente – da Educação Infantil ao Ensino Médio.
